Sistema Endócrino
Sistema Endócrino
1. Introdução
Os sistemas Circulatório, Respiratório, Excretor e Digestivo atuam em conjunto: o sistema respiratório cata oxigênio e o digestivo cata nutrientes que serão utilizados pelas células do corpo para a produção de energia; este metabolismo gera excretas e gás carbônico que são eliminados pelo próprio sistema respiratório e pelo sistema excretor e o sistema circulatório transporta todas essas substâncias. Porem para que estes sistemas funcionem harmonicamente e de maneira integrada é necessário a existência de sistemas reguladores. O Sistema Endócrino e o Sistema Nervoso são os dois sistemas reguladores do organismo.
O Sistema Endócrino atua através de hormônios, que são substâncias de diversas naturezas químicas produzidas pelas glândulas endócrinas, liberadas na corrente sangüínea e que atuam em órgãos-alvo especifico.
2. Principais glândulas endócrinas humanas
2.1. Hipófise
É uma glândula pequena com aproximadamente 1 cm de diâmetro, localizada na base do cérebro.
Possui duas partes: o lobo anterior ou adeno-hipófise e lobo superior ou neuro-hipófise. A adeno-hipófise produz diversos hormônios, como o hormônio estimulante do crescimento, hormônio tireotrófico, hormônio adrecorticotrófico e prolactina. A neuro-hipófise não produz hormônios, apenas armazena os hormônios produzidos pelo hipotálamo e os libera quando necessário. São eles a oxitocina e o ADH.
2.1.1. Hormônio estimulante do crescimento (HEC)
Atua estimulando o desenvolvimento físico durante a infância e a adolescência. Sua falta neste período provoca nanismo e o excesso provoca gigantismo. O excesso na idade adulta causa a acromegalia (crescimento anormal das extremidades ósseas). Também pode ser chamado de somatotrofina ou hormônio somototrófico (STH).
2.1.2. Hormônio tireotrófico (TSH)
Estimula a tireóide a produzir seus hormônios.
2.1.3. Hormônio adrecorticotrófico (ACTH)
Estimula o córtex da glândula adrenal a produzir seus hormônios.
2.1.4.