Sistema Endócrino
O sistema endócrino é constituído por um conjunto de glândulas responsáveis pela produção de certas secreções, os hormônios. Esses hormônios são secretados na corrente sanguínea, estimulando ou inibindo células-alvo.
As principais glândulas do sistema são a pineal, a hipófise, a tireoide, a paratireoide e suprarrenais. Além das glândulas mistas, que possuem uma parte endócrina e outra exócrina, no caso do pâncreas e as gônadas (ovários e testículos).
Pineal
Essa glândula se localiza no centro do cérebro e participa do ciclo circadiano, secretando o hormônio melatonina durante a noite e o inibe durante o dia. Ha também algumas substancias sintéticas capazes de liberar esse hormônio.
Hipófise ou pituitária
Situa-se na base do cérebro e esta conectada com o hipotálamo. A hipófise é dividida em duas regiões: adeno-hipófise e a neuro-hipófise. O funcionamento da adeno-hipófise é estimulado pelo hormônio de liberação e inibida pelo hipotálamo e secreta o hormônio de crescimento (GH), estimulante da síntese de proteínas e crescimento de músculos e ossos; a prolactina, que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias; o hormônio tireotrófico (TSH), regulador da atividade da glândula tireóide; o hormônio adrenocorticotrófico, que regula a atividade do córtex das glândulas supra-renais e os hormônios folículo-estimulante (FSH) e luteinizante (LH) ou hormônios gonadotróficos, atuantes nas gônadas femininas (ovários) ou masculinas (testículos). Já a neuro-hipófise é uma continuação do hipotálamo e secreta uma quantidade menor de hormônios, sendo eles: ocitocina que é responsável por acelerar as contrações uterinas e expulsão do leite, e o hormonio antidiurético que estimula a reabsorção de água nos rins.
Tireóide
A tireóide produz três tipos de hormônios, a triiodotironina (T3), a tetraidotironina ou tiroxina (T4) e a calcitonina. A T3 e a T4 aumentam a respiração das células e a atividade do organismo (metabolismo) e a calcitonina