sistema endócrino
O sistema endócrino é formado por diversas glândulas endócrinas que tem como característica a produção de secreções interna chamadas de hormônios. As glândulas endócrinas lançam os hormônios diretamente na corrente sanguínea ou na linfa e exerce o importante papel no metabolismo. Os hormônios ativam e controlam vários aspectos das funções mentais e físicas. São produzidas inúmeras glândulas secretoras de hormônios, bem como em outros órgãos e tecidos do organismo inclusive os rins, pulmões, pele e intestinos. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso recepciona e conduz estímulos captados do meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação, fazendo com que o sistema endócrino reaja de acordo com as necessidades metabólicas. Dessa forma o sistema endócrino juntamente com sistema nervoso atua na coordenação das funções corporais.
Figura 1.1
No corpo humano existem várias glândulas endócrinas, mas as principais são a hipófise, hipotálamo, tireoide, paratireoides, suprarrenais ou adrenais, o pâncreas e as gônadas (testículos e ovário).
Figura 1.2
A hipófise, também chamada de pituitária, é uma glândula pequena que produz numerosos e importantes hormônios e se localiza na base do encéfalo. Às vezes é chamada de glândula mestre, pois todas as glândulas endócrinas ficam sob seu controle. Do ponto de vista fisiológico, a hipófise é divida em duas partes distintas: o lobo anterior (adeno - hipófise) e o lobo posterior (neuro-hipófise). Ambos os lóbulos são regulados pela açãode um centro nervoso, o hipotálamo, situado um pouco mais