Sistema Endócrino
► Coordena diferentes regiões do corpo por meio de sinais químicos;
► Hormônios: Substâncias de origem proteica (na maioria), que são lançadas na corrente sanguínea por uma glândula ou por um órgão, as quais afetam a atividade celular em diferentes locais.
► Um hormônio liberado no sangue, apesar de atingir praticamente todas as células do corpo, atua apenas em algumas delas, as quais são denominadas células-alvo daquele hormônio.
► ENTRE AS AÇÕES DOS HORMÔNIOS, DESTACAM-SE:
Manutenção do metabolismo; Crescimento e desenvolvimento; Reprodução; Resposta ao estresse.
► TIPOS DE GLÂNDULAS
Endócrina
Mista
Exócrina
AS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS E OS HORMÔNIOS
► Hipotálamo: importante papel na integração entre os sistemas nervoso e endócrino.
► Hipófise: glândula mestra do corpo, pelo fato de seus hormônios regularem o funcionamento de outras glândulas endócrinas. - Porção anterior: adenoipófise - Porção posterior: neuroipófise
► Os principais hormônios produzidos pela adenoipófise são
Hormônio tireoide-estimulante (TSH): regula a atividade da tireoide. Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH): atua no córtex da glândula suprarrenal. Hormônio folículo-estimulante (FSH): atua nas gônadas. Hormônio luteinizante (LH): na mulher, estimula a ovulação. No homem, estimula a produção da testosterona. Hormônio de crescimento ou somatotrófico(STH): atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos, estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular.
► A neuroipófise armazena e libera dois hormônios produzidos pelo hipotálamo:
Ocitocina: responsável por acelerar as contrações uterinas que ajudam no parto. Também é responsável pela contração da musculatura lisa das glândulas mamárias, o que leva à expulsão do leite durante a amamentação. Hormônio antidiurético (ADH): controle da concentração de água no sangue.
► Tireoide
Está localizada no pescoço, logo abaixo da glote, sobre a