sistema endócrino
1)É constituído por gandulas endócrinas como: hipófise, tireóide, paratireóide, supra-renais, ilhotas do pâncreas, ovários e testículos;
2)Tireóide produz 3 hormonios: tiroxina(T4), triiodotiroxina(T3), calcitonina; Ovários secretam os hormônios sexuais feminino, o estrogênio e a progesterona; Hipófise posterior secreta os hormônios vasopressina e ocitocina.
3)
4)Ocitocina tem como funções primarias facilitar a ejeção de leite durante a lactação e aumentar a forca das contrações uterinas durante o parto. A prolactina atua também na mama estimulando a produção de leite.
5)O paratormônio tem o papel fisiológico e regular o nível de íons cálcio e fosfato no plasma sanguíneo.
6)
7)A insulina tem a importante ação de diminuir a glicose sanguínea por permitir a entrada de glicose nas células do fígado, músculo e outros tecidos, onde ela é armazenada como glicogênio ou utilizada para a produção de energia. Ela também armazena os lipídios do tecido adiposo e a síntese de proteína em vários tecidos do corpo e sem a insulina a glicose não consegue penetrar nas células.
O glucagon tem os efeitos opostos da insulina que são principalmente a elevação da glicemia pela conversão do glicogênio em glicose no fígado. Ele é secretado pelo pâncreas em resposta a uma diminuição do nível de glicose sanguínea.
8)Tireóide é um órgão em forma de borboleta localizado na parte inferior do pescoço anterior a traquéia. Paratireóides tem o formato oval e é embutida na tireóide.
9)Quando a tireóide trabalha menos ou produz uma quantidade menor de tiroxina ocorre o hipotireoidismo e altera o organismo o metabolismo fica mais lento, algumas regiões do corpo ficam inchadas, o coração bate mais vagarosamente, sangue circula mais lentamente, a pessoa gasta menos energia tornando-se mais propensa a obesidade.
10)A tiroxina e o hormônio que controla a velocidade do metabolismo do corpo quando ocorre o hipertireoidismo que é o funcionamento