sistema endócrino
O que é o sistema endócrino?
As mais variadas atividades orgânicas são reguladas pela inter-relação entre tipos diversos de mensageiros químicos que compõem múltiplos sistemas hormonais, tais como: os neurotransmissores, os hormônios endócrinos, os hormônios neuroendócrinos, parácrinos, autócrinos e as citocinas; todos interagindo entre si para manutenção da homeostase (GUYTON & HALL, 2006), de modo a evitar variações bruscas nos níveis de hormônios/respostas, em decorrência de fatores internos ou externos ao organismo (PÁDUA, 2009).
O sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade características a produção de secreção denominadas hormônios, às glândulas endócrinas, estão representadas em diversas regiões do corpo. por não possuírem ductos excretores lançam seus produtos de secreção (hormônios) diretamente na corrente sanguínea. Este fato atesta a relação fisiológica que existe entre elas, mas, mas não há qualquer conexão estrutural direta entre estes órgãos.
As glândulas endócrinas produzem hormônios com uma vasta gama de funções vitais. Glândulas são órgãos pequenos, mas importantes, cuja função é produzir hormônios.
Hormônios são os mensageiros químicos produzidos nas glândulas endócrinas cuja função, em ultima análise, é manter a homeostase, a manutenção de um meio interno sadio para fazer frente a um ambiente externo mutável e com variados graus de estresse. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.
Desenvolvimento do Tema
Componentes do sistema endócrino
Composto por glândulas em diversas áreas do corpo, estas liberam hormônios vitais no sangue. Vamos ver os principais tipos