Sistema Endócrino
O sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central (SNC), e pelo sistema nervoso periférico (SNP). Além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.
Este sistema possui íntima relação com o sistema endócrino, podendo fornecer a ele, por exemplo, informações relativas ao ambiente. Nessa situação, o sistema endócrino, responsável pela produção e secreção de hormônios na corrente sanguínea, atua estimulando, ou mesmo inibindo, a ação de determinados órgãos por meio destes mensageiros químicos.
Funções
Através dos impulsos nervosos, o sistema nervoso regula varias atividades do corpo humano, tais como: controle de batimentos cardíacos, dilatação de vasos sanguíneos, estimula ao sistema urinário e digestório, constrição pupilar, etc.
O SNC é responsável por processar informações. O SNP, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo. O SNC divide-se em encéfalo (alojado no interior do crânio) e a medula espinhal (alojada no interior de um canal existente na coluna vertebral). O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos.
O SNP, por sua vez, se divide em: Nervos Sensitivos que são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC, Nervos Motores são os que conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor e Nervos Mistos que possuem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.
Importância
O sistema nervoso é necessário, para perceber e transmitir estímulos bem como, para efetuar respostas adequadas a esses mesmos estímulos em todo o corpo. Este sistema funciona igualmente como