Sistema endócrino
• COORDENAÇÃO DAS FUNÇÕES CORPORAIS POR MENSAGEIROS QUÍMICOS;
As diversas atividades das células, tecidos e órgãos são coordenadas pelo inter-relacionamento de vários tipos de sistemas mensageiros dentre eles: neurotransmissores, hormônios (=h.) endócrinos, h. neuroendócrinos (neurônios secretam-nos no sangue e influenciam células em outro lugar), h. parácrinos (secretados no liquido extracelular - L.E.C. – e afetam áreas vizinhas), autócrinos (secretados no L.E.C. e afetam as mesmas células que os produziram, ligando-se ao receptor na superfície celular), citocinina (peptídeos secretados por células no L.E.C. e funcionam como h. autócrinos, parácrinos ou endócrinos).
• ESTRUTURA QUÍMICA E SÍNTESE HORMONAL;
o H. polipeptídeos e protéicos: síntese semelhante às proteínas normais; são a maioria no corpo. Primeiro como proteínas maiores NÃO ATIVAS (pré-pró-hormônio) → clivam para pré-hormônio menores (maior parte sem atividade biológica) no R.Endoplasmatico → C. Golgi são acondicionados em vesículas; enzimas na vesícula clivam-nos e “viram” hormônios ativos e menores. A secreção ocorre quando vesículas se fundem à M.P. (exocitose); o estímulo para exocitose é o ↑ [Ca++] intracelular ou ↑ AMPc (monofosfato cíclico de adenosina); os hormônios peptídeos são hidrossolúveis.
o H. esteróides: estrutura semelhante à do colesterol; são sintetizados a partir do colesterol; são lipossolúveis; há muito pouco armazenamento, contudo, há grandes depósitos de ésteres de colesterol que rapidamente são mobilizados para produção de esteróides a partir de estímulos especifico. Exemplos são os h. do córtex adrenal, ovários e testículos.
o H. aminoácidos: são derivados da tirosina, por exemplos os h. da tireóide e medula adrenal; são formados pela ação de enzimas sintetizadas em compartimentos plasmáticos das células glandulares; os h. da tireóide são armazenados na tireóide ligados a proteína tireoglobulina e quando estão na