Sistema Endócrino e Urinário
Principais órgãos e seus funcionamentos:
A hipófise: Controla, em grande parte, o funcionamento das outras glândulas endócrinas e é, por sua vez, controlada pelo hipotálamo, uma região do cérebro que se encontra por cima da hipófise. A hipófise consta de dois lobos, o anterior (adeno-hipófise) e o posterior (neuro-hipófise). O hipotálamo exerce o controlo das atividades do lobo anterior mediante a emissão de substâncias semelhantes às hormonas que são lançadas nos vasos sanguíneos que ligam diretamente as duas zonas. Por sua vez, controla o lobo posterior mediante impulsos nervosos. A hipófise, uma glândula do tamanho de uma ervilha que está situada por baixo do cérebro, produz uma grande quantidade de hormonas, cada uma das qual afeta uma parte específica do corpo (o órgão ao qual se dirige a hormona).
Segue abaixo uma tabela de cada hormona e o órgão cujo se dirige:
Hormona
Órgão alvo
Hormona antidiurética
Rim
Hormona estimulante dos melanócitos beta
Pele
Corticotropina
Glândula supra-renal
Endorfinas
Cérebro
Encefalinas
Cérebro
Hormona foliculoestimulante
Ovários e testículos
Hormona do crescimento
Músculos e ossos
Hormona luteinizante
Ovários ou testículos
Oxitocina
Útero e glândulas mamárias
Prolactina
Glândulas mamárias
Hormona estimulante da tiróide
Glândula tiróide
Como a hipófise controla o funcionamento da maioria das outras glândulas endócrinas, com frequência recebe o nome de glândula principal.
Se a hipófise funcionar deficientemente antes da puberdade, o crescimento atrasa-se, as características sexuais não se desenvolvem e o funcionamento das glândulas tiróide e supra-renais torna-se inadequado. Depois da puberdade, a função pituitária deficiente pode ser causa da diminuição do desejo sexual, da impotência e da regressão do tamanho testicular.
Hipotálamo:
O hipotálamo, também constituído por substância cinzenta, é o principal centro integrador das atividades dos órgãos viscerais,