Sistema endocrino
Claude Bernard é considerado o pai da endocrinologia, sendo esta, o estudo das secreções internas do organismo. E sistema endócrino é um conjunto de órgãos responsáveis pela produção destas secreções internas, os hormônios.
Os hormônios são substâncias formadas por proteínas, aminoácidos ou esteroides, secretadas por glândulas especializadas. Estes são lançados na corrente sanguínea, percorrem todo o corpo até chegar aos órgãos-alvo. São denominados assim, pois possuem suas funções reguladas, controladas e auxiliadas pelos hormônios. Que por sua vez, atuam em junção com o sistema nervoso.
.As principais glândulas endócrinas são a pineal, hipófise, tireoide, a paratireoide e as suprarrenais. Incluem-se também as glândulas mistas, que possuem uma parte endócrina e outra exócrina, que são o pâncreas e as glândulas sexuais.
Pineal
Também chamada de epífise neural, possui um formato de pinha ou de um grão. Está localizada próximo ao centro do cérebro, entre os dois hemisférios.
Ela participa do ciclo circadiano. Secreta na ausência de luz o hormônio melatonina, que induz o sono e na presença de luz, inibe a ação desse hormônio.
Hipófise
Conhecida também como pituitária está localizada na base do encéfalo. É considerada a glândula mestre do nosso corpo, pois estimula o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais. Possui o tamanho aproximado de um grão de ervilha e possui duas partes: a adenoipófise e a neuroipófise.
ADENOIPÓFISE- Lobo anterior
Hormônio
Ação
Adrenocorticotrópico (ACTH)
Controla o córtex das supra-renais
Hormônio gonadotrópico:
- Hormônio folículo estimulante (FSH)
- Hormônio luteinizante (LH)
- FSH: provoca o crescimento e amadurecimento dos folículos, o ovário na mulher e o testículo no homem, estimulando a produção de estrogênio e TESTOSTERONA, respectivamente.
- LH: nas mulheres, estimula a ovulação e a formação do corpo lúteo, já nos homens provoca a PRODUÇÃO DE TESTOSTERONA.
Prolactina