Sistema endocrino
2)
Hipófise: A hipófise é uma glândula endócrina, situada na base do cérebro, que produz numerosos e importantes hormônios por isso reconhecida como glândula mestra do sistema nervoso. Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha e está dividido em duas partes, o lobo anterior (adeno-hipófise) e o lobo posterior (neuro-hipófise). Adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto neuro-hipófise possui origem nervosa.
Pineal: A Glândula Pineal, também conhecida como epífise neural, é uma glândula endócrina de tamanho pequeno localizada na parte superior do terceiro ventrículo do encéfalo, ou seja, na parte central do cérebro humano. E sua principal função é secretar a melatonina, hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadiano), relógio biológico e o sono.
Supra-renais: As glândulas adrenais ou supra-renais, localizadas uma sobre cada rim, são constituídas por dois tecidos secretores bastante distintos. Um deles forma a parte externa da glândula, o córtex, enquanto o outro forma a sua porção mais interna, a medula.
Medula- Essa parte fabrica a adrenalina (e alguns hormônios correlatos), que tem importância no controle da pressão arterial.
Córtex- É composta de três camadas, cada uma responsável pela fabricação de um tipo de hormônio: o cortisol (ou cortisona); alguns hormônios masculinizantes (os andrógenos) e por fim os