sistema endocrino
1 - Citar as diferenças entre os hormônios de natureza protéica e os esteróides no que se refere: ao tipo de receptor, tempo para o início dos efeitos, mecanismo de ação e vias de administração.
R: Os hormônios de natureza proteica são hidrofílicos e não são absorvidos pela célula, existe uma molécula receptora na superfície da célula. O hormônio entra em contato com o receptor que muda a conformação chegando a informação para a célula. O inicio dos efeitos é muito rápido dentre segundos ou minutos, por não ter síntese proteica. O hormônio é internalizado via complexo hormônio – receptor, por endocitose, e na célula acontece degradação lisossômica dos complexos. Quando o complexo hormônio receptor fica acoplado a membrana, produz no meio intracelular moléculas sinalizadoras, o que pode aumentar ou diminuir sua atividade. Já os hormônios esteroides são lipofílicos e interagem com receptor intracelular, este complexo se liga a moléculas de DNA no núcleo, modulando a expressão gênica. O inicio dos efeitos pode ser de minutos, horas ou dias. Ao entrar na célula os hormônios se ligam as proteínas receptoras no citoplasma ou núcleo. O complexo hormônio–receptor liga-se as sequências de DNA, ativando ou reprimindo a transcrição genica. À medida que novas proteínas são sintetizadas, o metabolismo celular é alterado produzindo respostas que caracteriza o efeito de cada hormônio.
2- Como ocorre o controle da secreção hormonal por retroalimentação?
R: Quando há uma secreção hormonal e provoca um estímulo e liberando uma maior quantidade do produto pela célula-alvo, ocorre a interrupção da secreção adicional de hormônio sobre a glândula secretora (retroalimentação negativa). Quando a célula-alvo reduz a liberação do produto ocorre a o estímulo da secreção hormonal e novamente a célula-alvo volta a liberar o produto para corrigir a deficiência manifestada (retroalimentação)
HORMÔNIOS