sistema endocrino
1- Qual função do sistema endócrino?
O sistema endócrino tem por função principal o controle do metabolismo geral do organismo, sendo constituído por glândulas que não possuem dutos e por isso mesmo lançam seus produtos diretamente na corrente sanguínea. Essas substâncias que as glândulas endócrinas produzem são genericamente denominadas hormônios.
2- Como ocorre a atuação do sistema nervoso juntamente com o sistema endócrino?
Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tiróide, as supra-renais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) o tecido adiposo.
3- Como ocorre a comunicação endócrina?
Os hormônios são produzidos no sistema endócrino e cai na corrente sanguínea e cada um tem receptores específicos (por meio de células alvo, que são células que possuem receptores hormonais).
4- Como funciona a alça de retroalimentação negativa no sistema endócrino?
Funciona quando a concentração do hormônio secretado por uma glândula atinge uma concentração acima do necessário ocorrendo interrupção da secreção deste hormônio e a consequência é a interrupção deste circuito de ação.
5- Qual a função dos hormônios?
Os hormônios atuam nas células e o efeito é resultado das respostas celulares. Possuem função reguladora ou homeostática, integram os diversos sistemas do organismo, desenvolvimento, reprodução e crescimento de órgãos do corpo e ajudam outros hormônios em sua funções, além de alterar a permeabilidade celular, eles podem alterar a atividade de