sistema endocrino
As funções corporais são reguladas por dois sistemas principais de regulação: o Sistema Nervoso e o Sistema Endócrino ou Hormonal.
(Responsáveis pela homeostasia)
O Sistema Hormonal é responsável pela regulação do crescimento, desenvolvimento, reprodução, pressão arterial, concentrações iônicas e outras substâncias no sangue, e até o comportamento.
HORMÔNIO
Substância química secretada para os líquidos corporais internos por uma célula ou um grupo de células, exercendo um efeito fisiológico de controle sobre outras células do corpo.
Os hormônios são sintetizados e secretados por células endócrinas, encontradas geralmente, nas glândulas endócrinas.
São glândulas que secretam seus produtos, denominados hormônios, no espaço extracelular ao redor das células secretoras. Dali, os hormônios difundem-se aos capilares e são transportados pelo sangue (ex: hipófise, pâncreas, tireóide).
São aqueles produzidos em determinado grupo de células e que exercem suas ações nessa mesma região.
São aqueles secretados por glândulas endócrinas e que irão exercer ações fisiológicas em tecidos distantes, através da corrente sanguínea.
* EFEITO ENDÓCRINO:
Sinais de célula para célula podem ocorrer por longas distâncias, via secreção de hormônios na corrente sanguínea.
* EFEITO PARÁCRINO:
* EFEITO AUTÓCRINO:
A) Composição química: os hormônios são classificados em três classes: proteínas, polipeptídeos; derivados de aminoácidos e esteroides
B) Concentração no plasma: são secretados na circulação em concentrações extremamente baixas.
C) Período latente: é o intervalo de tempo entre a aplicação de um estímulo e uma resposta.
Em contraste ao período latente de uma contração muscular, o período latente associado aos hormônios pode ser tão longo quanto segundos, minutos, horas ou dias.
Ex: - Seguindo a administração de ocitocina, a ejeção de leite ocorre em poucos segundos.
- A resposta metabólica à tiroxina