Sistema endocrino
Trabalho acadêmico apresentado na disciplina de Anatomia II do curso de Farmácia das Faculdades Integradas FACVEST.
Profa. Msc. Susan Chaves
LAGES
2010
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa à descrição morfológica – formas e posições – dos órgãos que constituem o Sistema Endócrino. Dispensando totalmente a fisiologia do sistema.
Anatomia é o ramo da biologia na qual se estuda a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade características a produção de secreção denominadas hormônios.
O sistema endócrino interage com o sistema nervoso. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o endócrino regula a aparte interna do organismo.
Fazem parte do sistema endócrino a hipófise, tireóide, paratireóides, supra- renais, pâncreas, ovários e testículos e essas estão neste trabalho descritos na forma anatômica.
Percebe-se a importância do estudo da estrutura do sistema endócrino para que possamos compreender nas próximas disciplinas a fisiologia do mesmo
SISTEMA ENDÓCRINO
O sistema endócrino é bastante complexo. Suas glândulas produzem hormônios com uma vasta gama de funções vitais.
Os hormônios são substâncias químicas, secretadas pelos órgãos ou células dos órgãos em uma parte do corpo, e são transportados pela corrente sangüínea para outros órgãos ou tecidos, onde eles controlam ou regulam o desenvolvimento ou função dessas estruturas.
CONSTITUIÇÃO DAS GLÂNDULAS DO SISTEMA ENDÓCRINO
Os tecidos epiteliais de secreção ou epitélios glandulares formam as glândulas, que podem ser uni ou pluricelulares. As glândulas pluricelulares não são apenas aglomeradas de células que desempenham as mesmas funções básicas e tem a mesma morfologia geral e origem embrionária o que caracteriza um tecido. São na verdade órgãos definidos com arquitetura ordenada. Elas estão envolvidas por uma cápsula