Dando cor aos números
PÚBLICO ALVO: 3º Período da Educação Infantil.
DURAÇÃO: 15 horas (as quais serão divididas em 5 dias)
JUSTIFICATIVA
Houve muitas modificações na sociedade humana que se refletiram nos vários enfoques, nas formas de visualizar a infância e, também, a Educação Infantil. Cada filósofo que dedicou seus estudos à educação contribuiu muito, logo, podemos destacar Piaget, Vygotsky e Wallon, os quais tentaram mostrar que a capacidade de aprender se constrói a partir das trocas estabelecidas entre o sujeito e o meio. As teorias sócio-interacionistas defendem o desenvolvimento infantil como um processo dinâmico, pois as crianças, não são apenas receptoras das informações, sendo que o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo, a capacidade afetiva, a sensibilidade, a auto-estima, o raciocínio e a linguagem acontecem de forma integrada e simultânea.
Os estudos desses teóricos possibilitaram uma nova compreensão do desenvolvimento infantil, embora nem sempre concordantes em todos os aspectos.
Partindo deste pressuposto foi pensado este projeto, pois se notou na sala observada certa dificuldade no reconhecimento das cores e dos números e como a escola analisada segue as teorias sócio-interessacionistas, nada melhor que estimular as crianças desde cedo com um processo dinâmico e atrativo, que com certeza os proporcionará, além de grande aprendizado, momentos de prazer.
OBJETIVO GERAL
* Proporcionar aos alunos situações de aprendizagem que contemplem a necessidade apresentada pelos educandos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Promover e estimular a linguagem oral e escrita. * Ampliar o conhecimento das cores primárias e também dos números. * Proporcionar, através da ludicidade momentos de descontração e aprendizado. * Valorizar os trabalhos em grupo. * Promover interações significativas entre as crianças nas atividades propostas.
METODOLOGIA
Como este projeto será realizado desde a entrada dos alunos em sala