Sistema Econmico E Conceitos Iniciais
1. SISTEMA ECONÔMICO
Um SISTEMA ECONÔMICO qualquer que seja o seu tipo - economia natural ou de mercado, sistema capitalista ou socialista - deve conter os seguintes elementos fundamentais:
a. Um ESTOQUE DE FATORES DE PRODUÇÃO, ou seja, um conjunto de RECURSOS que podem ser utilizados para a satisfação das necessidades humanas; esses recursos compõem a conhecida tríade: TERRA, CAPITAL e TRABALHO e mais ainda a Capacidade Empresarial e a Capacidade Tecnológica;
b. Um grupo de AGENTES PRODUTIVOS - o EMPRESÁRIO privado ou estatal - que tem a seu cargo a complexa tarefa de combinar esses recursos, com vistas à obtenção de uma determinada quantidade de bens ou serviços;
c. Um complexo de UNIDADES PRODUTIVAS, ou as EMPRESAS que correspondem as subdivisões administrativas em que essas tarefas são executadas.
Pressupõe-se, naturalmente, que esse sistema possui uma determinada base humana ou populacional, compreendendo o conjunto dos indivíduos de uma determinada sociedade, que ocupam ao mesmo tempo a posição de proprietários dos fatores de produção e de consumidores. Dado um determinado ESTOQUE DE FATORES, os AGENTES PRODUTIVOS ou empresários recrutam os serviços desses fatores no MERCADO DE FATORES, reunindo-os de forma ordenada e eficiente em UNIDADES PRODUTIVAS ou empresas (fazendas, fábricas, lojas, etc.) com objetivos de produção de bens ou prestação de serviços. A combinação desses fatores, ou a sua utilização, em diferentes proporções, na produção de bens e serviços, pressupõe a adoção de uma determinada TECNOLOGIA, vale dizer, um determinado método ou processo de trabalho, que incorpora o conhecimento e a experiência disponíveis. Todas as unidades produtivas que compõem o sistema estão agrupadas em três grandes segmentos:
a. SETOR PRIMÁRIO, que compreende todas as atividades mais