Sistema drywall
http://pt.scribd.com/doc/55930943/o-Sistema-Drywall
FONTES: PLACO E KNAUF
No Brasil o sistema drywall existe desde 1972, mas sempre foi usado sem muita intensidade. A situação começou a mudar a partir de 1995 com a entrada no mercado das três multinacionais fundadoras da associação. Elas vieram com tecnologia, suportes técnicos e financeiros. Num primeiro momento, o drywall teve mais aceitação nos empreendimentos comerciais, shoppings, escritórios, sendo muito utilizado na construção de flats e hotéis. Mais recentemente passou a ser também utilizado na área residencial, crescendo, de forma especial, no mobiliário, na confecção de armários, estantes, prateleiras, e nas reformas, para retrofit em construções antigas.
O sistema construtivo drywall - tradução literal para parede seca - se caracteriza pela montagem industrial em substituição aos tradicionais métodos artesanais, e é aplicado nas vedações internas de quaisquer tipos de edificações, como paredes, forros e revestimentos.
Podem-se obter ganhos na construção civil, mais especificamente no mercado imobiliário, utilizando inovações tecnológicas, do tipo drywall, trazem ganhos para o empreendedor e vantagens para o consumidor.
De forma didática, as comparações entre fazer a obra com paredes tradicionais, de blocos de concreto ou blocos cerâmicos, ou fazê-la com drywall, gera uma economia na construção em torno de 20 a 25%.
Tal economia leva em conta que, além das paredes, o sistema envolve os elementos que vão embutidos, como as instalações hidráulicas e elétricas. "O uso de drywall permite-se construir a obra de uma forma diferente, potencializando os ganhos financeiros", lembrando que, além de ser uma obra seca e mais limpa, ela gera ganhos indiretos, pois oferece menos risco de acidentes de trabalho.
Um exemplo:
“Ao comparar as duas alternativas, uma construção tradicional e outra com as vedações internas em drywall, para implantação de um