Sistema Digestório
DIGESTÓRIO
As principais doenças do sistema digestório, são: infeccções intestinais, vômito, diarréia, prisão de ventre, apendicite, úlceras pépticas, distúrbios hepáticos, pancreatite, câncer intestinal, câncer do fígado, cirrose, hepatite, estomatite, gastrite e colites.
INFECÇÕES INTESTINAIS: São infecções causadas por alimentos e água que ingerimos que podem estar contaminados com vírus ou bactérias patogênicas. Os seus sintomas são dores abdominais intensas, vômitos, diarréia e febre. O tratamento é feito com antibióticos no caso de bactérias e reidratação ( pode ser feita a via oral, com soro caseiro ou nos casos mais graves com reidratação parenteral, com soro prescrito pelo médico ).
VÔMITO:
Provocado pela náusea, é a expulsão forçada da porção inicial do intestino ou da boca do estômago. Uma pessoa ao vomitar, pode eliminar alimentos digeridos ou não digeridos pelo organismo e também saliva, suco gástrico, bile e suco pancreático. É provocado por enjôos ou pela gravidez, infartos, remédios com efeitos colaterais, como os remédios utilizadas na quimioterapia, infecções alimentares e gastrenterites agudas. Para o tratamento o paciente deve ingerir bastante líquido para evitar a desidratação, como: beber muita água e sucos.
DIARRÉIA:
A diminuição da consistência das fezes (fezes amolecidas ou até mesmo aquosas). Uma diarréia pode conduzir à ocorrência de desidratação, que consiste na perda acentuada de água e sais minerais do corpo. Esta pode ser identificada a partir dos seguintes sintomas: olhos encovados, pele seca, boca seca, fralda seca por mais de três horas, criança sem urinas por mais de seis horas, fraqueza, irritabilidade e indisposição. O tratamento da diarréia consiste essencialmente, em ter alguns cuidados com a alimentação. Mas também é necessário repor água e sais minerais perdidos consumindo líquidos aos poucos e com freqüência, para evitar a desidratação.
PRISÃO DE VENTRE (CONSTIPAÇÃO INTESTINAL)