Sistema digestório
1. Muito além da digestão
Introdução As funções de todas as células do organismo dependem de um aporte de nutrientes e de água, que atuam como substrato de todos os processos metabólicos. As reações químicas que se processam no interior das células envolvem o consumo de substâncias que, por isto, necessitam ser repostas pela ingestão alimentar, como ocorre com a glicose e as proteínas, por exemplo. O estado nutricional de um indivíduo depende, assim, do equilíbrio entre as fontes de ganho e de perda dessas substâncias. O conhecimento básico da organização morfofuncional do sistema digestivo é indispensável para que possamos acompanhar esse processo nutricional. O crescimento, o desenvolvimento e o desempenho de uma série de atividades humanas dependem, em grande parte, da atividade digestiva. Assim, disfunções no sistema digestivo podem ter como conseqüência a desnutrição, mesmo que as fontes alimentares estejam disponíveis.
Figura 1.1: Esquema mostrando os segmentos do tubo digestivo e algumas estruturas anexas, como as glândulas salivares, o fígado, a vesículo biliar e o pâncreas.
1
Disciplina Corpo Humano e Saúde: Uma Visão Integrada - Módulo 1
O sistema digestivo dispõe de um longo tubo – tubo digestivo – e de uma série de estruturas associadas, como as glândulas salivares, o fígado (e as vias biliares) e o pâncreas. Estas glândulas exócrinas (e outras mais) são importantes na produção de secreções que, sendo lançadas na luz do tubo digestivo, agem catalisando reações de “quebra” de proteínas, de carboidratos e de lipídios. Esta etapa é fundamental na absorção que se processa na mucosa gastrintestinal. Na Figura 1.1, temos uma visão geral das estruturas do sistema digestivo, com o tubo e as glândulas exócrinas principais e na Figura 1.2, podemos observar um resumo das funções do sistema digestivo.
Figura 1.2: Aqui podemos acompanhar as funções do sistema digestivo, desde o momento em que o