Sistema digestório - supra diafragmatico
O sistema digestório é responsável por fornecer para o organismo suprimentos nutritivo, para que o mesmo se mantenha vivo e funcionante. Transforma todo o alimento que ingerimos em energia para as células.
O sistema digestório, em sua porção supra diafragmática, a qual se refere este trabalho, inicia-se na cavidade bucal e tem limite final no músculo diafragma. O sistema digestório supra diafragmático possui órgãos anexos, como as glândulas salivares, que fazem a secreção da saliva.
Desta porção do sistema digestório, temos como atuantes a cavidade bocal, fauces, língua, dentes, glândulas salivares, faringe e esôfago.
SISTEMA DIGESTÓRIO
1.0 – CONCEITO
Muitos dos alimentos ingeridos pelo animal precisam ser tornados solúveis e sofrer modificações químicas para que sejam absorvidos e assimilados, nisto consistindo a digestão. Os órgãos que, no conjunto, constituem o sistema digestório são especialmente adaptados para que essas exigências sejam cumpridas. Assim, suas funções são de preensão, mastigação, transformação química e absorção dos alimentos, e a expulsão dos resíduos, eliminados sob a forma de fezes.
A atividade enzimática e a motilidade são dois dos mais complexos mecanismos pelos quais o alimento é reduzido à sua forma mais simples para ser absorvido. A motilidade do sistema digestório é denominada peristalse, definida como o movimento de ondas de contração por várias distâncias, pelo qual o canal alimentar e os demais tubos do sistema digestório propulsionam o seu conteúdo.
2.0 – DIVISÃO DO SISTEMA DIGESTÓRIO
A grande divisão do sistema digestório compreende o canal alimentar e os órgãos anexos. São eles: Cavidade da boca, fauces, faringe, esôfago, estômago, intestinos (delgado e grosso) e o reto, que se abre no ânus. Os órgãos anexos compreendem as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.
2.1 – Cavidade da boca
A cavidade bucal delimita-se superiormente,