Sistema digestório das aves
AVES
Sistema Digestório
FUNÇÃO:
A digestão é o conjunto das transformações, mecânicas e químicas, que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e abssorvíveis.
Sistema Digestório
Boca Esôfago Papo Pro ventrículo Moela Intestino Fígado Pâncreas Cloaca
Sistema Digestório
A anatomia do canal alimentar das aves é diferente da dos mamíferos na área da boca, na presença de um papo no esôfago e na existência de um estômago muscular ou moela.
Sistema Digestório
Os dentes estão ausentes e suas funções são realizadas pelo bico, havendo uma variedade de adaptações. As glândulas salivares e papilas gustativas estão presentes.
VARIAÇÃO DOS BICOS: Influência na alimentação e nos órgãos do sistema digestório.
As aves granívoras apresentam moela e papo altamente desenvolvidos para ajudar na trituração e digestão de sementes, ou alimentos duros.
Já as aves carnívoras apresentam moela e papo praticamente inexistentes, uma vez que o alimento capturado é mais mole e não necessita ser macerado.
ESÔFAGO
•Em geral, o esôfago das aves é comparativamente longo; •Uma dilatação do esôfago, o papo, está presente na maioria das espécies; • Revestido por um epitélio escamoso estratificado, nãoqueratinizado e espesso. • A camada muscular externa é composta de musculatura lisa ao longo de toda a extensão do esôfago. • Ocorrem glândulas mucosas na lâmina própria.
epitélio escamoso estratificado (SE) glândulas mucosas (MG) lâmina própria (LP) nódulo linfático (LT) 3 cam. de músculo liso, uma longitudinal interna (IL), uma médio circular (MC) e uma longitudinal externa (OL), envolvido na serosa (S)
PAPO
•O papo corresponde a uma dilatação da porção posterior do esôfago e serve para armazenar o alimento coletado, ocorrendo alguma fermentação e embebição dos alimentos com mucosidades, preparando-os para a digestão gástrica posterior. •O papo também