SISTEMA DIGESTORIO
O Sistema Digestório é formado pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas, tem como função retirar dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo, isto é, o tubo digestivo tem a função de transformar alimento em nutrientes e absorvê-lo. As estruturas anexas ao tubo digestivo são as glândulas salivares (produtoras de saliva), o fígado (produtor da bile) e o pâncreas (produtor de enzimas digestivas). O primeiro passo desse processo ocorre na boca, onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva. Nesta região se inicia a digestão do alimento, processo segue em movimentos peristálticos pelo esôfago, continua no estômago e termina no intestino delgado. No intestino grosso há a absorção de água e, consequentemente, as fezes tornam-se semi-sólidas e são eliminadas pelo ânus.
A BOCA E A LÍNGUA: O alimento é triturado dentro da boca e lubrificado pela saliva para facilitar a deglutição (ato de engolir o alimento). Na língua existem papilas gustativas que são estimuladas pelas substancias amargas, azedas, salgadas ou doces dos alimentos que nos dão a sensação do gosto, do paladar.
GLANDULAS SALIVARES: A saliva é liberada constantemente mantendo nossa boca úmida e lubrificada, ela é secretada por pequenas glândulas salivares espalhadas pela mucosa da boca e por três pares de glândulas maiores: as sublinguais (embaixo da língua); as submandibulares (junto à mandíbula); e as parótidas (ao lado do ouvido).
O alimento é transformado em pasta e é empurrado pela língua para o fundo da boca, a caminho da faringe. É chamado de bolo alimentar.
FARINGE E ESOFAGO: Quando engolimos, a úvula (campainha) levanta-se e fecha a passagem interna entre a boca e o nariz. A epiglote se abaixa e fecha a abertura da laringe. O bolo alimentar atravessa a faringe (sem subir para o nariz) e alcança o esôfago (sem entrar na laringe). Engolir é o ultimo ato consciente que realizamos para a