sistema digestorio
Boca: o dente tritura o alimento e a língua o empurra para a faringe misturando com saliva, que as glândulas salivares produzem.
Faringe: empurra a comida ao esôfago.
Esôfago: ele se contrai esmagando e empurrando o alimento ao estômago.
Estômago: sua função é misturar o alimento com o suco gástrico e novamente é triturado e empurrado ao intestino delgado.
Intestino Delgado: lá ele sofre a ação dos sucos intestinal (produzido pelo intestino delgado), pancreático (produzido pelo pâncreas) e a bile (produzido pelo fígado). Logo depois é empurrado ao intestino grosso.
Intestino Grosso: lá o que restou da digestão é mandado ao reto.
Reto: encaminha o bolo alimentar ao ânus.
Ânus: abertura por onde as fezes saem.
2 A digestão é o conjunto das transformações químicas e físicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis. Ela tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo.1
3 ipos de Digestão
Intracelular: ocorre no âmago da célula.
Extracelular: ocorre no canal digestório.
Extra e intracelular: ocorre no canal digestório caminhando para o âmago da célula, no qual se dá o processo final.
Extracorpórea: ocorre fora do interior corpóreo, por exemplo, a aranha.
3.1 Digestão intracelular
Lisossomos são organelas responsáveis pela transformação dos alimentos dentro do aparelho digestivo, ocorrendo no âmago da célula. Caso ocorra algum atrito, esta organela se parte aos pedaços induzindo a ela mesma a digestão.
As organelas de lisossomos se agregam ao fagossomo, ou seja, a célula adere as partículas sólidas trituradas pela boca, constituindo o vacúolo digestivo, órgão excretório das células vegetais.
Após a ingestão do alimento ocorre-se a evacuação do mesmo, quando partículas de fagossomo são ingeridas origina-se o vacúolo autofágico.
Coanócitos