Sistema de segurança para carro
Bloqueadores
O bloqueador é o mais básico entre os três equipamentos. Ele faz o bloqueio da ignição ou da bomba de combustível, em caso de disparo do alarme em uma tentativa de furto e também informa por meio do alarme o telefone da empresa de monitoramento, para que cheguem na central informações sobre o furto. A mensagem do alarme geralmente diz: “Este veículo está sendo roubado e é monitorado, ligue para 0800...”.
Segundo o Cesvi, o bloqueador tem um custo médio de 1.000 reais, cobrado pela compra do equipamento e a instalação no veículo. Tem também uma mensalidade, que custa em média 40 reais.
Paulo Roberto Weingortner Jr., analista técnico do Cesvi, avalia que a taxa de retorno deste equipamento é baixa. “O problema é que não dá para saber onde está o veículo, a não ser que alguém escute a mensagem e ligue para informar a localização. E, apesar do bloqueio da partida do carro, se for um bandido mais experiente ele sabe como desativar o equipamento”, explica.
Ainda que o aparelho não seja o mais eficiente entre os três disponíveis, segundo Weingortner, ele ajuda a diminuir o risco de furtos e é o que tem o menor custo.
Equipamentos certificados pelo Cesvi: Bloqueador Car System NS (Car System), Graber Bloqueador (Graber Rastreamento) e Bloqueador RDLink Pósitron (Pósitron Rastreadores).
Critérios de avaliação: