Sistema de reservatorios
A qualidade da água de uma microbacia hidrográfica pode ser influenciada por diversos fatores, tais como: cobertura vegetal, topografia, geologia, e uso / manejo do solo, área de entorno. Estes fatores influenciam na disponibilidade e regulam a quantidade de sedimento e nutrientes que serão direcionados aos recursos hídricos (BASNYAT et al., 2000). De acordo com Sperling (1996) a qualidade da água é influenciada pelos fenômenos naturais e a atuação do homem, ou seja, a qualidade de um determinado recurso hídrico depende do uso e da ocupação do solo ao seu entorno.
Segundo Esteves (1998), o uso e a ocupação do solo influenciam a qualidade da água dos recursos hídricos, devido às atividades realizadas em uma bacia hidrográfica proporcionam um aumento nas concentrações de nutrientes nos ambientes aquáticos, o que leva ao processo de eutrofização.
As atividades antrópicas geram uma grande deterioração nos recursos hídricos, visto que, esgotos domésticos e industriais, resíduos sólidos, contaminação do solo e dos mananciais por lixiviação de agrotóxicos utilizados descontroladamente na agricultura, entre outros, tem elevado o grau de poluição das águas levando a ambientes totalmente eutrofizados (COTTA, 2006).
A eutrofização é um fenômeno caracterizado pelo aumento da concentração de nutrientes, principalmente fósforo e nitrogênio, o que conduz o aumento da produtividade biológica do corpo hídrico. Em virtude deste processo, o ecossistema passa da condição de oligotrófico e mesotrófico para eutrófico ou hipereutrófico (ESTEVES, 1998).
Segundo a Funasa (2003), a eutrofização produz mudanças na qualidade da água, o que inclui a redução de oxigênio dissolvido, a perda das qualidades cênicas, ou seja, das características estéticas do ambiente e seu potencial para lazer, a morte extensiva de peixes e o aumento da incidência de florações de microalgas e cianobactérias, com consequências negativas sobre a eficiência e custo de tratamento da água, quando se