sistema de projeção
Sistema de Projeções
1.0 Conceito:
A identificação de um plano no espaço (plano) constitui uma representação plana, resultante das projeções ortogonais (são perpendiculares). A direção definida pelo ponto através de sua projeção plana é designada projetante.
A distância de um ponto até o plano horizontal é chamado de afastamento e até o plano vertical, cota. O par de valores é escrito na forma Q (valor de afastamento, valor de cota).
O sistema de projeções consiste em dois planos ortogonais em si. A cada ponto do espaço corresponde a duas projeções ortogonais. Dividindo o espaço em quatro diedros encontramos o plano vertical que é denominado plano vertical de projeções e o plano horizontal, plano vertical de projeções.
Então qualquer ponto do espaço possui duas projeções: vertical e horizontal.
2.0 Projeção de figura plana
2.1. Linhas ocultas:
Há detalhes de peças que não são visíveis normalmente, como detalhes internos, furos, ranhuras, mas devem ser informados. Os contornos invisíveis são representados utilizando a linha tracejada na mesma espessura das linhas principais.
Escolhas de vistas
A escolha das vistas necessárias se dá com o objetivo de fornecer ao maior número de informações sobre o objeto.
“O número de projeções a representar deve ser apenas o necessário e suficiente para definir completamente a peça em questão. Quando existirem dúvidas quanto à vista a ser utilizada para a vista principal, deve ser usada aposição de serviço da peça, ou seja, a vista de frente dessa peça no desenho do conjunto de peças onde ela se localiza”(Desenho técnico moderno. Arlindo Silva... [et at]; tradução Antônio Eustáquio de Melo Pertence, Ricardo Nicolau Nassar Koury. Rio de Janeiro: LTC, 2006. P.55).
Quando uma vista não trouxer uma informação adicional em relação às restantes, não deve ser representada.
Para representar detalhes da peça que são muito pequenos na escala utilizada do desenho,