Sistema de produção do abacaxi
CARLOS VENDRAME
ÉRIKA DE AVIS
GILBERTO YOSHIO MISSE
LETÍCIA DA SILVA
PATRÍCIA JASINSKI
SISTEMA DE PRODUÇÃO DO ABACAXI
[pic]
Umuarama - 2011
1. História do abacaxi
Segundo alguns autores, seu nome provém de ibá-cati, que significa fruto cheiroso. O abacaxizeiro é, provavelmente, originário da região compreendida entre 15º N e 30º S de latitude e 40º L e 60º W de longitude, o que inclui as zonas central e sul do Brasil, o nordeste da Argentina e o Paraguai. Estudos de distribuição do gênero Ananás indicam que o seu centro de origem é a região da Amazônia compreendida entre 10º N e 10º S de latitude e entre 55º L e 75° W de longitude, por se encontrar nela o maior número de espécies consideradas válidas até o momento. Assim, a região Norte do Brasil pode ser considerada um segundo centro de diversificação desse gênero. Estudos recentes a partir da coleta de germoplasmas no Brasil, Venezuela e Guiana Francesa, indicam um centro de origem ao norte do Rio Amazonas, desta maneira diversos pesquisadores tem proposto um centro de origem e domesticação nas bacias do Rio Negro e Rio Orinoco.
Em 4 de novembro de 1493, Cristovão Colombo e seus marinheiros descobriram o abacaxizeiro em Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, promovendo a partir deste momento sua disseminação pelo mundo, tornando-o uma das frutas mais apreciadas pelo globo.
No Brasil, desde antes do descobrimento, o abacaxi era conhecido pelos indígenas brasileiros, que o consumiam ao natural ou transformado em bebida fermentada. Quando os colonizadores portugueses aqui chegaram, e o experimentaram, não deixaram por menos: levaram mudas da planta para as Antilhas, Açores e Portugal, ocasionando com isso sua rápida propagação pela Europa, África e Ásia. Assim, em pouco tempo o abacaxi passou a figurar como apreciada iguaria nas mesas de reis e nobres do velho mundo.
No século 17 sua cultura se