Sistema de Partida e Carga
Os motores de combustão interna necessitam de uma energia externa para que possam ser colocados em funcionamento.
O sistema de partida tem a finalidade de vencer as resistências mecânicas do motor, como a inércia das partes móveis e a taxa de compressão, dando Inicio ao movimento e atingindo um número de rotações suficiente para que o motor possa se manter em funcionamento sem ajuda externa.
Os principais componentes do sistema de partida são os seguintes :
Bateria
Motor de partida
Comutador de ignição
Bateria:
A bateria é um dispositivo de armazenamento de energia química que tem a capacidade de transformar essa energia em energia elétrica quando solicitada.
As principais funções das baterias.
Fornecer energia para fazer funcionar o motor de partida;
Prover de corrente elétrica o sistema de ignição e injeção durante a partida;
Suprir de energia as lâmpadas das lanternas de estacionamento, e outros equipamentos que poderão ser usados enquanto o motor não está operando;
Agir como estabilizador de tensão para o sistema de carga e outros circuitos elétricos;
Providenciar corrente quando a demanda de energia do automóvel exceder a capacidade do sistema de carga.
Motor de partida:
O motor de partida é um motor de corrente contínua, capaz de desenvolver alta potência durante um curto período de tempo.
Sua finalidade é transformar a energia elétrica proveniente da bateria em energia mecânica, que será transmitida à cremalheira do volante do motor fazendo girar a árvore de manivelas, colocando em funcionamento o motor térmico.
Comutador de ignição:
O comutador de ignição e partida é como se fosse um interruptor, só que com múltiplas posições (normalmente três). Esse dispositivo fica instalado atrás do miolo da chave de contato, no painel do automóvel.
SISTEMA DE CARGA:
As funções do sistema de carga são: recompor a carga da bateria gasta durante a partida e fornecer energia elétrica aos componentes elétricos durante o