Sistema de Membrana
No presente do trabalho vamos falar sobre Sistema de Membrana sabendo que é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.
Esta membrana é composta por uma dupla camada de fosfolipídios, que apresentam os seus grupos polares (grupos hidrófilos) voltados para as faces externa e interna, ou seja, opostos, e os grupos apolares (hidrófobos) adjacentes.
SISTEMA DE MEMBRANA
Também chamado membrana plasmática, que é limitada a protoplastos é diferencialmente permeável e é capaz de transporte activo , impeçam a libertação de determinadas substâncias ou permitindo a entrada de outros, mesmo contra um gradiente de concentração. Na membrana plasmática da síntese de celulose e de calose é realizada. É muito fina e flexível (75A espessura) normalmente não pode ser visto por microscopia de luz, porque as prensas conteúdo celular contra as paredes das células. Esta pressão, pressão chamado turgescência , é em grande parte responsável pelo suporte do corpo da planta.
Quando o citoplasma diminui devido à perda de água da célula sofre plasmólisis . Este fenómeno ocorre naturalmente quando a planta murcha, e pode ser causado pela colocação das células em uma concentração de sal de forma maior do que o citoplasma (tal como a membrana do plasma é permeável, a água difunde-se para o exterior). Apenas em tal circunstância a membrana plasmática é exibido, com microscópio electrónico, uma vez que está separado da parede celular ( Fig. 8.4 ).
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
É um complexo sistema de membranas citoplasmáticos dobradas exclusivos de células eucarióticas, visíveis apenas com microscopia eletrônica. Determina um aumento significativo em superfícies de reacção intracelulares, onde os processos bioquímicos de troca e de síntese (realizada Fig. 8.5 ) e participa no transporte intracelular de