Sistema de informações
Marion (2005, p. 23), expõe “na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisão” , este papel de coletar as informação é da Contabilidade, que será estruturado em um sistema que auxiliara o gestor no processo de decisão. Cada sistema de informação possui em si, características próprias que devem levar fatores em consideração, para ser utilizando como ferramenta de estratégia no âmbito gerencial.
Para ter confianças nestes dados é necessário ter características neste sistema de informação que são; Relevância , ser útil e necessária evitando informações inúteis; Tempestividade, com este mundo globalizado é necessário informações atualizadas e que possa auxiliar o gestor na tomada de decisão; Relação custo e beneficio, o custo da obtenção da informação não pode ser maior que o benefício produzido; Objetividade da informação, a informação deve ser objetiva e clara para evitar que provoque distorções na tomada de decisões; Flexibilidade de adaptação do usuário, o objetivo da informação é auxiliar as decisões portanto deve ser compreendida pelo usuário.
Utilizado como uma ferramenta o Sistema de Informação Contábil, no artigo Implantação do Sistema de Informação Contábil ERP em Indústrias Nordestinas: Uma Análise da