SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
GERENCIAIS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE
INFORMAÇÕES
CLÓVIS DOS SANTOS
1. INTRODUÇÃO
Ele sugere uma investigação completa, séria e detalhada de todo o ambiente interno de uma organização, visando conhecer os seus elementos de planejamento: objetivos da empresa, objetivos das áreas funcionais, desafios, metas, fatores críticos de sucesso, necessidades de informações, problemas, áreas funcionais, processos gerenciais, etc Absorvem as funções de negócio, que referem- se, por exemplo, a finanças, recursos humanos, suprimentos, compras etc
Procedimentos realizados dentro de uma área funcional com a finalidade de administrar o recurso desta.
Os objetivos da empresa são aqueles válidos para toda a organização, ou seja, todas as áreas funcionais devem indiretamente buscá-los através de seus próprios objetivos
Os executivos do nível estratégico fixam para as áreas funcionais vários objetivos, e cada um representa um resultado a ser alcançado pela referida área para satisfazer um ou mais objetivos da empresa. Sob este ponto de vista, conclui- se que os objetivos das áreas funcionais constituem o alicerce dos objetivos da empresa.
Os executivos do nível tático e pertencentes à uma área funcional, definem os desafios para garantir a ocorrência de um objetivo de sua área funcional. Por definição, “os desafios são uma realização que deve ser continuamente perseguida, perfeitamente quantificável e com prazo estabelecido. As metas são específicas para cada desafio e elaboradas no nível operacional. “As metas correspondem aos passos ou etapas perfeitamente quantificadas e com prazos para se alcançar os desafios”.
Os fatores críticos de sucesso existem nos três níveis de gerência (estratégico, tático e operacional) dando sustentação aos objetivos das áreas funcionais, desafios e metas respectivos. Nesse sentido, devem ser informados por todos os executivos da organização.
As