Sistema de Informação
Sistema de Informação II
Estudo de caso: Os sistemas de informação deixarão seu médico melhor?
1. Identifique os problemas encontrados no diagnóstico de doenças e na prescrição de medicamentos.
Mais de sete mil norte-americanos morrem a cada ano devido a prescrição de receitas inadequadas, que não levam em conta problemas de interação medicamentosa. Reações adversas relacionadas a medicamentos respondem por 41 por cento dos atendimentos em hospitais e por mais de 2 bilhões de dólares em custos anuais de internação. Muitos desses erros são resultados de fatores humanos: caligrafia ruim, lapsos de memória, fadiga e distrações.
2. Citar as soluções possíveis.
Implementação de um ERP que auxilie a equipe médica desde a chegada do paciente ao hospital, até a apresentação do diagnóstico e prescrição médica. Com esse sistema, todos os dados e informações seriam monitorados para que os médicos tomem decisões com mais segurança e tranquilidade. Isso reduziria os erros médicos causados por questão de caligrafia ruim, interação medicamentosa e diagnósticos imprecisos.
3. O que é CPOE e DSS? São boas soluções? Por quê?
CPOE (computerized physician order entry) é um processo de registro eletrônico de instruções médicas para o tratamento de pacientes. Essas ordens são comunicadas através de uma rede de computadores com a equipe médica ou para os departamentos (farmácia, laboratório, ou radiologia), responsáveis pelo cumprimento da ordem. O CPOE diminui atraso no fechamento do pedido, reduz os erros relacionados a caligrafia ou transcrição , permite a entrada de pedidos no ponto de atendimento ou off-site, fornece verificação de erros para duplicado ou doses incorretas ou testes, e simplifica o inventário e lançamento de cargas. CPOE é uma forma de software de gestão de paciente .
DSS (diagnostic-decision-support) é um sistema de lista de verificação de diagnóstico baseado na web. Os sinais e sintomas são inseridos, seja por texto livre ou