Sistema de informação
Um Sistema de Informação tem como objetivos coletar, processar, organizar, armazenar, distribuir e organizar o fluxo da Informação num ambiente. Este tipo de Sistema é atualmente muito associado às empresas, porém, qualquer ambiente pode depender do fluxo de informação e, por isso, necessitar de um Sistema com tais características. Estes Sistemas podem ser classificados de diversas maneiras, a primeira é de acordo com o grau de tecnologia que seus componentes utilizam.
Um Sistema de Informação é classificado como manual quando os seus componentes não utilizam alta tecnologia, mais especificamente a Tecnologia da Informação, ou quando é fraco o seu grau de acoplamento ao Sistema, ou seja, não há uma dependência significativa do Sistema em relação aos elementos da tecnologia da Informação.
O outro tipo de Sistema, Baseado em Computadores, recebem diversos nomes de acordo com a função que exerce dentro do ambiente - como os Sistemas Especialistas ou Sistemas de Informações Gerenciais, por exemplo - em que está localizado, mas independentemente destas classificações todos têm elementos ou componentes de tecnologia em comum.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS EM COMPUTADORES (SIBC) OU SISTEMAS INFORMATIZADOS.
Um Sistema de informação é composto por dois elementos básicos: tecnológico e social.
1. Principais componentes tecnológicos de um SIBC
Um Sistema de Informação baseados em computadores tem o mesmo comportamento de um Sistema manual: entrada de dados, processamentos e saídas. Alguns recursos e componentes, no entanto, são necessários para assim classificá-los.
Dentro de um SIBC há um subsistema que o diferencia dos demais Sistemas de Informação: o subsistema tecnológico que ao invés de armários, fichas e máquinas rudimentares utilizam computadores, periféricos e softwares, ou seja, tecnologia da Informação, para auxiliar na transição de dados dentro do Sistema como um todo.
Este subsistema relaciona-se com um