Cultura de bactérias/leveduras e produção de pão
1425 palavras
6 páginas
Introdução Microrganismos, tal como o nome indica, são organismos de dimensões microscópicas. Como exemplo de microrganismos temos as bactérias e os fungos, ambos muito importantes no desenrolar das duas experiencias laboratoriais. As bactérias são organismos unicelulares, procariontes de extrema importância para que haja vida, e podem ser encontrados na forma isolada ou em colónias. A sua sobrevivência depende de diversos factores do meio ambiente onde vivem, tais como a presença ou ausência de oxigénio, existência de nutrientes, temperatura, humidade, pH, , luminosidade, pressão hidrostática, turbidez e salinidade. Apesar de tantos factores necessários para que eles existem, verifica-se que a abundância dos microrganismos no meio ambiente é astronómica. Para que haja produção de pão é necessário que a fermentação funciona. Mas o que é a fermentação? A fermentação é um processo em que uma substância se transforma noutra através de microrganismos. A primeira experiência a ser realizada tem como objectivo criar uma colónia de bactérias enquanto a segunda não é mais do que produzir pão. Para tal, os alunos tiveram que seguir um protocolo experimental e esperar pelos resultados para posterior análise destes.
Primeira actividade laboratorial: Cultura de bactérias
Material Utilizado * Infusão de batata * Meio de cultura * Placas de Petri * Estufa * Fita adesiva * Marcador para vidro * Placas de aquecimento * Ansas * Gobelés * Panela
Procedimento Experimental
Preparação de meio de cultura 1. Preparou-se um caldo de carne (cozeu-se um pouco de carne em água);
2. Retirou-se a carne;
3. Juntou-se a água de cozedura um pouco de agarose, deixando levantar fervura para liquefazer e agarose.
Preparação da infusão de batata 1. Preparou-se uma infusão de água com pequenos pedaços de batata que ficou a aquecer até ferver. Deixou-se arrefecer e reservamos.
Esterilização