Sistema de informação gerencial
Wailton Fernando Pereira da Silva e-mail: wailton@ubbi.com.br
1. Introdução
O advento dos microprocessadores disseminou a informática a tal ponto que hoje é impossível viver sem estar em contato com a tecnologia. Com a globalização, as atividades mais complexas às mais simples, os computadores têm se tornado cada vez essenciais e indispensável na vida das empresas. Daí a importância desse trabalho, que tem o objetivo de despertar o interesse de empresas pela tecnologia, que tem sido uma grande aliada no desenvolvimento de uma determinada instituição. Mostrando conceitos, reação do mercado global e as perspectivas para o futuro.
Ao se falar na Tecnologia da Informação dentro de uma empresa, é preciso olhar, quais são os pontos importantes? Quais aquelas questões que merecem uma abordagem planejada, na busca de respostas implementares? E dentro do contexto iremos tentar responder a essas perguntas.
2. Conceitos
É importante que se tenha uma definição considerada sobre tecnologia e informação, para que se tenha um melhor entendimento antes de falarmos em Tecnologia da Informação. Segundo o dicionário Michaelis, tecnologia é uma “Ciência ou tratado acerca dos ofícios e das artes em geral”. Aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral. Já informação, são dados valorados com valor percentual provido de significado, possível de ser analisado, comparado e interpretado. A informação é a contextualização do conhecimento que está nas pessoas. Ela é a parte mais importante do processo.
Tecnologia da Informação (TI) é o termo usado para o conjunto dos conhecimentos que se aplicam na utilização da informação envolvendo-a na estratégia da empresa para obter vantagens competitivas.
Tadeu Cruz diz que a Tecnologia da Informação “é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada no