Sistema de Informação Gerencial
Turma A
Atividade 01 – Sistemas de Informações Gerenciais
Introdução
A sociedade vive o que chamamos de era da informação. Com a internet, temos acesso a inúmeros dados, porém, esses dados em muitos casos se tornam escassos, pois convivemos com informações redundantes e com fontes não confiáveis. Devemos fazer uma peneira na busca pelo conhecimento. Um sistema bem confiável, com fontes conhecidas nos passa a seriedade que precisamos para colher as informações necessárias. Nos negócios, não é diferente. Inúmeros gestores se deparam com informações irrelevantes e que dificultam a realização das atividades. Neste contexto, iremos trabalhar alguns conceitos que melhor definem Sistemas de Informações Gerenciais.
I – Dados – Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação.
II – Informação – é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. A informação é de vital importância dentro das organizações, sendo que através delas as empresas obtém relatórios da situação das empresas, sua produtividade, seu mercado alvo, entre outros. Com o uso adequado dessas informações a empresa fica ciente de seu potencial produtivo, e pode fixar metas para alcançar os seus objetivos.
III – Sistema – é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. O sistema também pode ser considerado como o núcleo central ou o foco de estudo de um processo administrativo. Dentre os componentes de um sistema podemos identificar que dentro do ambiente dos objetivos se encontram as entradas; a partir disso ocorre o processo de transformação; a saída representa os resultados alcançados, neste processo é feito um controle e uma avaliação para a melhora sistema, sendo chamado de retroalimentação.
IV – Gerencial – é o processo administrativo (planejamento, organização,