sistema de informaçÂo
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
NOME
PRODUÇÃO TEXTUAL
PALMAS - TO
2014
NOME
PRODUÇÃO TEXTUAL
Trabalho apresentado da disciplina de Sistemas de informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão como atividade complementar, ministrada pelo professores Henry Nonaka, Marcia Bastos, Joenice Santos e Mônica Silva.
PALMAS - TO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais aspectos relacionados a uma empresa como o acesso à informação e o conhecimento. Isso diante da sistemática envolvendo o HSBC.
Muitos são os limites impostos pela ignorância e pelo não acesso ao saber, fruto da própria emancipação humana no que diz respeito à natureza e aos seus problemas existentes de ordem natural ou simbólica. Dentro deste panorama, é importante ressaltar que todo cidadão tem liberdade de pensamento e direitos fundamentais à vida privada. Então, por que esses direitos são negados? Muitas são as questões envolvidas, porém é notável que a ética empresarial não prevaleceu.
O HSBC achou-se em direito por constatar um alto índice de afastamento por motivo de saúde pelos seus funcionários uma investigação abordando às pessoas em sua vida privada. O mesmo, não utilizou a ética profissional para averiguar os fatos que estava ocorrendo na empresa. Por isso, acabou a acarretar danos morais e coletivos as seus colaboradores que antes de qualquer coisa são cidadãos. No trabalho foram utilizados como referência teórica livros e artigos.
2. DESENVOLVIMENTO Na busca de uma nova dimensão que se adeque ao perfil da sociedade da informação, as empresas devem conceber a informação com o conhecimento para que se torne visível para aqueles que o tem para aqueles que o necessitam, com valor agregado, cujo conteúdo seja a informação imediata pertinente às necessidades do usuário