bostanehhumo

331 palavras 2 páginas
INTEMPERISMO QUÍMICO
Dentre os agentes causadores, o principal é a agua, reproduz a quebra da estrutura química dos minerais que compõe a rocha ou sedimento, ocasionando um processo de decomposição das rochas. A intensidade deste intemperismo é diretamente relacionada com a temperatura, assim certamente ocorrendo junto do intemperismo físico, pluviosidade, este sendo fator principal, e vegetação, ocorrendo principalmente nas regiões intertropicais. As principais reações químicas incididas sobre as rochas são: oxidação, carbonatação, hidratação, dissolução, hidrólise e acidólise.
Carbonatação: O gás dióxido de carbono (CO2) dissolve-se facilmente na água, sabendo que a água fria tem uma capacidade de dissolver o CO2 mais alta do que a água quente resultando num tipo de hidrólise, comum em calcários.
Oxidação e redução: processo de intemperismo químico mais importante, consiste na mudança do estado de oxidação de um elemento através de reação com o oxigênio. Essa reação destrói a estrutura cristalina do mineral. Dando origem a óxidos ferrosos, de cor avermelhada.
Hidratação: consiste na incorporação de água à estrutura mineral, formando um novo mineral ou algum argilomineral.
Dissolução: É a dissolução de substâncias e minerais componentes das rochas (lixiviação). Pode se precipitar dependendo do ambiente. Ocorre normalmente em rochas calcárias.
Hidrólise: Sendo as rochas constituídas basicamente por silicatos, quando entram em contato com a água, os silicatos sofrem hidrólise ou seja, à uma quebra de moléculas, e dessa reação resulta uma solução alcalina, ou a quebra da estrutura química do mineral.
Acidólise: é a reação de decomposição de minerais que ocorre em ambientes de clima frio, onde a decomposição da matéria orgânica é incompleta, formando ácidos orgânicos que diminuem consideravelmente PH das águas, complexando e solubilizando o Fe e o Al.

Relacionados