sistema de informaçao
ADMINISTRAÇÃO – ato de trabalhar com e por meio de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros.
ATIVIDADES DA ADMINISTRAÇÃO – planejar, organizar, selecionar, recrutar, coordenar, motivar, liderar e controlar; obter resultados eficazes através de pessoas por meio de processos de delegação.
ATIVIDADES TÉCNICAS – as funções relativas à especialidade de um indivíduo, ou as que derivam de seu corpo vocacional.
AUTORIDADE – o poder de agir por outras pessoas.
ENCARGO – o dever ou tarefa a ser realizada.
RESPONSABILIDADE – a obrigação de ser responsável pelos os resultados. A atividade mais importante de um administrador é provavelmente a de planejar. Ele se pergunta “qual o objetivo das minhas ações?” No processo de planejamento, é muito importante estabelecer um objetivo para se poder montar uma equipe, determinar deveres e tarefas, e delegar. Um administrador só conseguirá avaliar o desempenho do grupo depois de estabelecidas as metas.
Tomada de decisão: tipos e estilos
Uma análise das funções da administração revela que virtualmente todo gerente, não importa qual seja seu título oficial, toma decisões durante a realização de seus trabalhos. Isso coloca a tomada de decisões como função comum dos gerentes. Alguns escritores tem até mesmo usado a expressão “tomadores de decisões” em vez de gerentes. O processo de tomada de decisão é a sequência de eventos abordados pela administração para solucionar problemas em seus negócios. Um processo sistêmico que segue uma sequência de identificação de problemas, geração de soluções alternativas, análise das consequências, seleção e implementação da solução, avaliação e feedback.
Termos-chaves
DECISÕES PROGRAMADAS- aqueles problemas que não são bem compreendidos, não são altamente estruturados, tendem a ser singulares e não servem aos procedimentos sistemáticos ou rotineiros.
PENSAMENTOS SISTÊMICOS- uma abordagem contemporânea, para a