SISTEMA DE INFORMA O E GEST O DO CONHECIMENTO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
- Conceitos e definições em sistemas de informação: a informação é um produto obtido de um sistema de produção que utiliza o dado como matéria-prima. Os dados estão para a informação assim como a matéria-prima está para o produto final, ou seja, um sistema de informação transforma dados em informação associada a escolhas ou tomadas de decisões.
DADOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO INFORMAÇÃO
“corresponde as dado que tenha sido processado de uma forma que tem significado para o usuário e tem valor, real ou percebido, em ações ou decisões atuais ou futuras” (Davis, 1985).
- Implicações cognitivas em sistemas de informação: destaca-se o problema da limitação do ser humano para tratamento da informação quanto ao volume de estímulo (entrada) apresentado (Davis, 1985). No processo de percepção humano há uma filtragem natural no volume de informações de entrada, de forma que apenas uma parte dessas informações é transferida para o estágio de processamento natural, pois há uma sobrecarga na entrada que até certo nível não é filtrada.
ESTÍMULO FILTRO PROCESSO MENTAL
O fator cognitivo é um elemento importante para o processo de gestão da informação, quando se busca uma repercussão mais favorável da informação no processo de transformação do próprio sistema de produção, visto que esse tipo de sistema envolve pessoas em seu funcionamento. Duas fases: a percepção da informação e processamento da informação.
- Abordagens básicas em sistemas de informação: tipos de decisões na organização.
Decisões estruturadas: tarefas programadas, bem definidas.
Decisões semi-estruturadas: não totalmente definidas por procedimentos padrões; incluem aspectos estruturados.
Decisões não-estruturadas: são decisões únicas pela sua natureza; a intuição do decisor tem presença forte. Os sistemas de informação transacional (SIT) estão intimamente interligados com as atividades da rotina da empresa, ou