Sistema de Gestão Ambiental
Diariamente, impactos ambientais são causados pelas mais diversas ações da atividade humana. Neste contexto, entende-se por impacto ambiental qualquer alteração causada ao meio, infelizmente só os grandes desastres chamam a atenção das pessoas, não diferente, no mundo empresarial, os gestores na grande maioria aderem as adequações apenas quando pressionados por órgãos competentes.
Com a adequação à ISO 9000 muitas empresas conseguem obter uma certificação de qualidade reconhecida internacionalmente mas, a qualidade ambiental nem sempre é lembrada e, por vezes em decorrência desta atitude muitas empresas perdem sua competitividade no mercado. Neste contexto surgiu a série ISO 14000, cujas seções 14001 e
14004 tratam a cerca da implantação do SGA (Sistema de Gestão Ambiental).
O SGA é aplicável a qualquer organização e, através deste a empresa é capaz de implementar normas que garantam também a qualidade ambiental, para que esta implantação possa ocorrer de forma efetiva é necessário que exista o comprometimento por parte dos funcionários e principalmente por parte da gerência.
Para implantação efetiva, o administrador ou gestor, deve ter claro qual a política da empresa e o que se pretende alcançar através da implantação do sistema, assim surge a necessidade de estabelecer objetivos e metas a serem cumpridas. As metas devem ter um parâmetro de medição (quantificação) e também dispor de um prazo para que sejam alcançadas. Quando implantado, o SGA necessita que tudo seja documentado por escrito em forma de manual que poderá ser utilizado em treinamentos e também como ferramenta de marketing para organização.
Depois da implantação surge a necessidade de um acompanhamento contínuo, com avaliações e aferições periódicas para que se possa, em caso de falhas, atuar sobre as causas, não sobre efeitos como costumeiramente acontece.
O uso racional dos recursos naturais acarretará redução de custos e