Sistema de Comunicação da Alemanha
CURSO DE BACHARELADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO: ALEMANHA
Trabalho entregue pelos alunos Cleudem Lima, Fernanda Sousa, Rayana Andrade, Suelen Lacerda e Taíssa Ribeiro, 1º período, junto à Faculdade Pitágoras – Unidade Divinópolis, como requisito parcial da disciplina Sistema Brasileiro de Comunicação, ministrada pela professora Graziela Vaz.
DIVINÓPOLIS
2014
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO: ALEMANHA
Alemanha, oficialmente, República Federal da Alemanha é um país localizado na Europa Central. Sua capital e maior cidade do país é Berlim. Possui uma população de mais de 80 milhões de habitantes, sendo o país da maior população de migrantes internacionais em todo o mundo.
Atualmente a Alemanha é um país democrático e com uma economia forte. Pode ser considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo. Diante suas variedades tanto da geografia, política, economia, está também o sistema de comunicação alemão.
A estrutura da mídia alemã pode ser explicada em termos gerais através de condições específicas de sua história. Revoluções em intervalos de 30 anos, como por exemplo, a democratização, a 1ª e 2ª Guerra Mundial, o conflito entre Leste e Oeste, Guerra Fria, dentre outros.
Na Alemanha, o rádio surgiu em 1923, inicialmente utilizado para o entretenimento. Durante o governo do Partido Nacional Socialista (1933-1945) o meio era coordenado pelo Estado e era utilizado como instrumento de propaganda Nazista.
Após a 2° Guerra Mundial, o sistema da parte ocidental da Alemanha era governado pelos aliados (EUA, Inglaterra e França) – Independência perante o governo. Já a mídia oriental (aliados aos soviéticos e socialistas) permanecia sob o controle estatal.
Em 1991, com a reunificação das duas Repúblicas a autoridade do lado soviético foi dissolvida e passou a vigorar o modelo da parte capitalista do país, onde haveria liberdade de expressão. Esse modelo é vigorado até os dias atuais.
As rádios