Ativ Pesq 1
Domínio de Broadcast: Um domínio de broadcast é um segmento lógico de uma rede de computadores em que um computador ou qualquer outro dispositivo conectado à rede é capaz de se comunicar com outro sem a necessidade de utilizar um dispositivo de roteamento.
Switches e Hubs enviam pacotes de broadcast (roteadores não), e por isso, formam somente um domínio de broadcast. Já o roteador não encaminha broadcasts e por isso cada porta dele é formado um domínio de broadcast.
Domínio de Colisão: Podemos entender um domínio de colisão como “canais” de comunicação. No caso de um Hub, temos um barramento lógico onde todo pacote propagado – mesmo unicast – é replicado para todas as portas. Neste caso temos somente um canal de comunicação que é compartilhado por todas as portas. Já um switch tem um canal de comunicação exclusivo em cada porta e por isso cada porta é um domínio de colisão. Roteadores também possuem um domínio de colisão em cada porta.
Hubs: Os hubs são usados para ligar os vários dispositivos que compõem uma rede, computadores, impressoras ou outros. o termo hub é usado para referir um dispositivo de rede que liga os computadores entre si, mas na realidade ele serve também de repetidor, isto porque ele passa ou repete toda a informação que recebe para todas as suas portas.
Os hubs são perfeitamente viáveis para redes pequenas, no entanto, nas redes em que o tráfego seja intenso é altamente aconselhável substituir o hub por um switch.
Switches: Tal como o hub, o switch liga vários segmentos de uma rede, mas com uma diferença importante: enquanto que um hub distribui a informação por todas as portas simultaneamente, o switch estabelece uma ligação direta entre o dispositivo transmissor e o dispositivo receptor.
É muito vulgar encontrarmos hubs e switches na mesma rede. O hub aumenta a capacidade de rede fornecendo mais portas de ligação, o switch, além disso, também segmenta a rede em sessões menores e menos congestionadas.
HP Switch