Sistema de certificação ambiental leed
LOUHAN DE LANES NOBRE
Sistema de Certificação Ambiental LEED
Rio de Janeiro
2012
Certificação LEED, criado pelo UBSGBC (Green Building Council) em 2000, determina diretrizes (conduta) de sustentabilidade para a construção civil, que será imposto antes, durante e depois da edificação.
O sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uns dos selos mais utilizados e reconhecidos no mundo, que já se encontra em mais de 130 países, inclusive no Brasil, onde é representado oficialmente pelo GBC-Brasil (Conselho de Construção Sustentável do Brasil), que foi criado no país em 2007.
Para o selo LEED é preciso entrar com o pedido de certificação na plataforma LEED online, referente ao seu tipo de empreendimento. No Brasil, há oito selos diferentes:
-LEED NC, para novas construções ou grandes projetos de renovação;
- LEED ND, para projetos de desenvolvimento de bairro;
- LEED CS, para projetos na envoltória e parte central do edifício;
- LEED Retail NC e CI, para lojas de varejo;
- LEED Healthcare, para unidades de saúde;
- LEED EB_OM, para projetos de manutenção de edifícios já existentes;
- LEED Schools, para escolas e
- LEED CI, para projetos de interior ou edifícios comerciais.
No Brasil, até o dia 31/01/12, 40 empreendimentos (entre bancos, hospitais, escolas, laboratórios de saúde, supermercado, prédio comerciais e outros) possuem certificações LEED.
A agência do banco ABN Amro Real, em seu processo de certificação, definiu, avaliou e acompanhou desde o projeto: uso da iluminação natural; painéis de energia solar; reuso da água, além do uso de materiais ecologicamente corretos, como tijolos reciclados, pisos de madeira certificada, etc. Paola Figueiredo, diretora da Sustentax Engenharia Ambiental que prestou consultoria a Agência, informa que: “Os produtos têm peso na avaliação LEED, mas não basta que sejam “verdes”, é preciso que tenha qualidade, durabilidade, que se conheça a origem, as