SISTEMA DE AUTOMATIZAÇAO DE REUSO ÁGUA
"AUTOMATION SYSTEM FOR USE OF NON-POTABLE WATER"
Alexander Gianini Lopes Costa¹; Flávio Junio de Paula Gonçalves²; Guilherme Honório dos Santos³; José Leonardo Vasconcelos4; Mateus Ávila Pinto5; Milton Junior Guimarães6; Valdir Taveira7; Vilson Cardoso Neves8;
Adriana dos Reis Silva9 (Orientadora)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG
¹alexandercostag@gmail.com; ²flaviojunio1000@yahoo.com.br; ³guilhermedemolayy@yahoo.com.br; 4jleonardo_vasconcelos@yahoo.com.br; 5matheusavilap@gmail.com; 6miltonjuniorguimaraes@gmail.com; 7valdir.taveira@coppex.com.br; 8vilsoncardoso2009@hotmail.com; 9adriana.reis@prof.unibh.br;
____________________________________________________________________________
1 Introdução
O desperdício da água na sociedade gira em torna de 6,5 bilhões de m³ por ano¹. Devido a essa informação alarmante, a água tem ocupado diariamente a mídia. Ainda que seja o elemento mais importante em nossas necessidades básicas e primordial para a existência de vida terrestre, não tem sido utilizada de forma sustentável pela sociedade, apesar de toda a atenção que cerca o assunto água.
Alguns fatores como o aumento contínuo da população mundial, criação de grandes centros industriais e o uso indevido são responsáveis pelo aumento da demanda por água de qualidade. Em contrapartida, o uso não racional e sustentável da mesma vem causando sua escassez, uma vez que o uso indiscriminado e incorreto interfere negativamente no seu ciclo hidrológico.
Propor alternativas de reuso e conservação da água torna-se imprescindível, como medida para minimizar as pressões sobre os recursos hídricos. Dessa forma, propõe-se nesse estudo o aproveitamento da água da chuva e a utilização da mesma, descartada na máquina de lavar roupa, para limpezas em áreas externas e no vaso sanitário (descargas), onde os mesmos são responsáveis por grande parte do consumo de água potável em uma residência.
Segundo dados da