Memorial Intervenção no igarapé do São Raimundo
DIANA SANTOS PAULA
PLANEJAMENTO URBANO I
Manaus
2012
DIANA SANTOS PAULA
MEMORIAL JUSTIFICATIVO E DESCRITIVO
REURBANIZAÇÃO DO ENTORNO DO IGARAPÉ DO SÃO RAIMUNDO (UES- SÃO RAIMUNDO, CENTRO E CENTRO HISTÓRICO) NA CIDADE DE MANAUS
Trabalho apresentado ao professor José Carlos Monteiro da disciplina Planejamento Urbano I, na turma ARQ09N02, turno matutino, do curso de Arquitetura e Urbanismo para obtenção da segunda nota semestral.
Manaus
2012
MEMORIAL JUSTIFICATIVO E DESCRITIVO
Objetivo Geral:
Melhorar a infra-estruturar daquela localidade e conseqüentemente a qualidade de vida dos moradores e arredores garantindo uma moradia melhor e com mais recursos, resolvendo assim problemas urbanísticos e ambientais.
Objetivo Especifico: Acrescentar escolas, hospitais, áreas de lazer e segurança a região; Levar saneamento básico e habitação de qualidade, isso inclui coleta de lixo, regularização da posse do solo, educação sanitária e ambiental da população.
Potencial da área
A área de preservação do igarapé será de 30m conforme Plano Diretor da cidade de Manaus.
As zonas de Conservação poderão receber atividades destinadas à educação ambiental, ao lazer, à recreação, à habitação e à produção primária, desde que tais atividades não impliquem comprometimento significativo dos elementos naturais e da paisagem, favorecendo sua recuperação.
Diretrizes do projeto
Considerando as tendências de investimentos e de crescimento do local, identifica-se a importância de tratar a área de intervenção para um uso publico e sustentável, que respeite as diversidades, o meio ambiente e promova a inclusão social.
Viabilizando estes fatores, propõe-se:
PROPOSTA DE PROJETO
I - ampliar progressiva e continuamente as áreas verdes permeáveis, de modo a diminuir os fatores causadores de enchentes e os danos delas decorrentes, aumentando a penetração no solo das águas pluviais e