Sistema de acumulação de custos
Sistemas de Acumulação dos custos
1. Sistema sob encomenda: a empresa que opera com esse tipo de produto não mantém estoques de produtos acabados. Trabalha com produtos com características exclusivas definidas pelo cliente.
Sistema de produção em serie (continua): a empresa aguarda a entrada dos pedidos para iniciar a produção. Trabalha com produtos de características iguais e padrões definidos pela empresa.
2. As empresas, que operam com produção sob encomenda não mantém estoques de produtos acabados, pois no caso de produtos de grande porte, o custo do produto envolvido e muito elevado, e assim não corre risco de perdas.
3. Venda Just in time para a empresa que produz sob encomenda, essa negociação da forma de fornecimento, normalmente para produtos repetidos, provoca importantes problemas, pois ela precisa manter certo nível de estoques de produtos acabados (“chamados de pulmão”) e, submeterem-se a custos adicionais de armazenamento, riscos de deterioração, danos na estocagem, riscos de perdas, em razão de mudanças provocadas pelo seu cliente na estrutura do produto, e outros fatores. A empresa sempre deve manter um bom nível de estoques para atender a demanda de seus clientes.
4. No sistema de encomenda o foco fundamental e a acumulação de custos é identificar o custo de cada pedido que a empresa fabrica.
No sistema continua é apropriar o custo de produção a cada produto empregando critérios vinculados ao custo por período.
5.
Forma de fornecimento: para a empresa que produz sob encomenda, essa negociação da forma de fornecimento, normalmente para produtos repetitivos, provoca importantes problemas, pois ela precisa manter certo nível de estoques de produtos acabados (chamados de “pulmão”) e, submeterem-se a custos adicionais de armazenamento, riscos de deterioração, danos na estocagem, riscos de perdas, em razão de mudanças provocadas pelo seu cliente na estrutura do produto, e outros fatores.
Para a empresa que produz