Sistema de Abastecimento na Para ba
Dessalinização ajuda comunidade a gerar renda.
Um recente projeto de combate aos efeitos da seca na Paraíba é a construção de um sistema com abastecimento de baixo custo para dez comunidades rurais, assentamentos e quilombolas onde até então havia pouco ou nenhum acesso à água, já beneficiando cerca de 200 famílias. As novas iniciativas, conciliadas a projetos inovadores desenvolvidos por pesquisadores do próprio estado, tentam diminuir a dependência da população rural de açudes, poços artesianos e carrospipa.
O sistema de abastecimento de água simples funciona com um poço artesiano e um reservatório de água elevado ou apoiado, distribuído nas casas através de uma ligação domiciliar que deixa a ligação na porta da casa.
Foi perfurado um poço abandonado, e feita essa caixa d’água, levado líquido em uma adutora e depois distribuído às casas. Em Cada comunidade foi feita uma avaliação, e cada qual recebe o sistema, conforme a necessidade de abastecimento, são assentamentos carentes na zona rural e quilombolas.
As famílias da maioria das comunidades, não tinham acesso à água potável. Sobreviviam do que era coletado por meio de cisternas ou do abastecimento por carros-pipa.
“Eu moro aqui há oito anos. A gente nunca teve água, só tinha que ir buscar no poço usando baldes, indo de jumento ou boi de carga mesmo. Essa semana os técnicos terminaram o trabalho aqui e virou uma maravilha. A água chega bem direitinho na torneira. É uma coisa fantástica”, contou o agricultor Marcos
Antônio Rodrigues, da associação São Miguel Arcanjo, na comunidade Passagem Rasa, zona rural de Sumé.
Água chegou à torneira do agricultor Marcos Antônio, em Sumé .
Além do sistema de abastecimento simples, o projeto, ainda aproveita os rejeitos de água retirada de poços, considerada salobra e imprópria para o consumo, para realizar o cultivo e hortaliças e criação de peixe na maioria das comunidades. É um sistema dispõe
ainda