Sistema da informação
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.
A presente pesquisa visa explanar sobre a estruturação do SIG com enfoque na infraestrutura de Tecnologia de Informação – Hardware e Software. Buscando fornecer informações sobre a plataforma para suporte de todos os sistemas de informação na empresa.
2. ESTRUTURA DO SIG
A estruturação do SIG é a razão de existência e a finalidade pelo qual o sistema foi desenvolvido; * Entradas do sistema, dados que contribuem para gerar as saídas dos sistemas; * Processo de transformação, a função de transformar um insumo (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída); * Saídas do sistema são os resultados do processo de transformação; * Controle e avaliação, conferir se as saídas estão em conformidades com os objetivos traçados; * Retroalimentação considera-se como a reintrodução da saída sob a forma de informação. É o processo de comunicação que a cada entrada obtém-se o resultado da ação resposta, as informações realimentadas são resultados das divergências verificadas entre as respostas de um sistema e os parâmetros estabelecidos.
Modelo